Campanha Recicla Xanxerê conta com participação da BTA Aditivos

1496855176.jpg

15/05/2017 - A Praça Tiradentes, em Xanxerê, ficou movimentada no último sábado, dia 13. Muitas pessoas passaram no local e contribuíram com a Campanha Recicla Xanxerê, que em 2017 está na sua 11ª edição. Promovida pela CDL, Senai, JCI, RIC TV Xanxerê a campanha arrecadou lixo eletrônico e lâmpadas inutilizadas.

A BTA Aditivos, por ser uma empresa comprometida com o meio ambiente e ciente da sua responsabilidade social, participou da campanha mobilizando seus colaboradores a trazerem para a empresa, equipamentos eletrônicos que estavam em desuso. O gerente de Produção da BTA, Ezequiel Deola, foi quem coordenou a campanha dentro da empresa. Ele que é engenheiro químico, trabalha com projetos ambientais há anos e considera o Projeto Recicla Xanxerê muito importante pois evita que aconteça o descarte incorreto destes materiais. “Disponibilizamos uma caixa coletora e convidamos todos a participar. Nos colocamos à disposição para buscar os equipamentos dos nossos colaboradores que não conseguissem trazer na empresa. Afinal, esta foi uma excelente oportunidade de fazermos o descarte de forma adequada e limpa e contribuirmos com esta importante ação em benefício do meio ambiente”, destacou Deola.

Segundo a diretoria do Senai, mais de 25 toneladas de lixo eletrônico já foram arrecadadas desde que a campanha iniciou, em 2010. A empresa responsável pela coleta é a Reciclatec, que após a coleta, irá separar cada componente e encaminhar para as empresas especializadas que realizam os procedimentos corretos, evitando assim que os eletrônicos contaminem o solo.

Os lixos eletrônicos, também conhecidos como pela sigla REEE (Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos), são altamente tóxicos para o meio ambiente, por possuírem em sua composição metais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Quando o descarte incorreto ocorre, tais materiais são enterrados junto dos equipamentos, sendo então absorvidos pelos solos com os quais tiveram contato, contaminando, posteriormente, os lençóis freáticos.


Mais Notícias