Hydro-feed: Versatilidade e ganhos nutricionais

1499187536.jpg

20/06/2017O Brasil é o quarto maior país em população de animais de estimação. São 52,2 milhões de cães, 22,1 milhões de gatos e 5,1 milhões de outros animais, segundo o IBGE de 2015. O total é de 132,4 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do setor na economia brasileira, que registra mais de 100 mil pontos de vendas de produtos pet. O segmento de alimentação para animais de estimação cresceu no último ano, mais de 11% em faturamento e 5% em volume. 

A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas, fazendo dos negócios ligados ao mundo pet investimentos lucrativos e com excelente perspectiva de crescimento. Os pets, criados como pessoas da família, recebem todo tipo de atenção e mimo, seja na higiene, no conforto e modernidade dos acessórios, no carinho e na alimentação.

Neste último caso, rações cada vez mais elaboradas, nutritivas e atrativas estão sendo desenvolvidas para conquistar os animaizinhos e melhorar a qualidade da alimentação. Uma ração seca e com muitos finos não atrai o paladar do pet. A solução, neste caso, passa por um processo de hidratação e aglutinação da ração, com isso o alimento fica mais palatável e macio. O mercado vem conhecendo um produto que tem chamado muito a atenção por sua eficiência para melhorar a qualidade física do alimento. O Hydro-Feed (HF) é um aditivo reidratante e umectante considerado triplamente eficiente, pois abrange resultados em esferas fundamentais: no processo produtivo, no produto em si e na biosseguridade.

O grande diferencial do reidratante é sua versatilidade no mercado. O ganho gerado com a melhora da umidade é um dos fatores que tornam este produto tão atrativo, uma vez que a ração se torna mais macia, palatável, com excelente qualidade e sem permitir crescimento fúngico. Os ácidos presentes na composição do aditivo reduzem bactérias, fungos e leveduras, além disso a produtividade pode aumentar de 10kg a 20kg para cada tonelada de ração produzida. Fora os outros benefícios como o visual (pellet com mais brilho), redução de finos (de 2 a 12%) e durabilidade do produto (mais tempo de gôndola).

Qualidade e segurança da ração

Um número cada vez maior de produtores vem utilizando o Hydro-Feed e percebem nele a possibilidade de melhora na produtividade e menores perdas de nutrientes. A BTA Aditivos, empresa responsável pelo produto, vem trabalhando com um volume de produção do reidratante em torno de 100 toneladas por mês. “A linha Hydro-Feed traz ganhos certos na produtividade e oferece mais segurança à ração uma vez que controla a contaminação por micro-organismos”, explica Luiz Antônio Schmidt, Técnico Comercial da BTA Aditivos.

A linha atende ainda a outras necessidades, como o mercado avícola. O Hydro-Feed Antibac Plus (HFAP), por exemplo, traz as mesmas características que a versão original com o diferencial do antibactericida, que promove o controle microbiológico da ração, já que tem em sua formulação a adição de formol em sua base.

O Hydro-Feed Antibac Premium tem em sua composição ácidos orgânicos e terpeno (substância de origem vegetal e animal comumente encontrada em óleos de essências), que melhoram a surfactação (reduzindo acentuadamente a tensão superficial da água) e consequentemente agem de forma a melhorar a condição da ração.

“Nossa linha de aditivos para nutrição animal traz alta rentabilidade para nossos clientes e promove excelentes ganhos”, explica Jorge Kracker, zootecnista e coordenador de pós-vendas da BTA. “Para trabalhar com a linha Hydro-Feed é preciso conhecimento técnico, não só do processo, como das matérias-primas, do produto e dos equipamentos utilizados. É um processo personalizado e de pesquisa para atender a necessidade de cada cliente”, finaliza.

Atendimento diferenciado

A BTA Aditivos entende que, na área comercial, o mais importante é saber ouvir e encontrar a solução desejada. “É um trabalho personalizado que se adequa à necessidade de cada cliente trazendo assim, os ganhos que cada empresa espera”, explica Ernani Küller Bello, gerente comercial. “E este atendimento se estende do grande ao pequeno produtor”, enfatiza.

“Estamos apostando muito na ascensão do agronegócio. As empresas estão voltando a crescer e a investir, o que para nós é muito importante, pois temos uma linha de aditivos para nutrição animal muito versátil, com alta adaptabilidade e que se encaixa perfeitamente, trazendo ganhos de produtividade, sem ter que elevar custos, por exemplo, com aumento de estrutura”, finaliza Schmidt.


RESULTADOS DO USO DO HYDRO-FEED PET


PARÂMETROS PRODUTIVOS

Redução do consumo de eletricidade (Kwh)

3 a 12%

Redução de amperagem (A)

5 a 11%

Aumento da produção (Ton/h)

5 a 20%

Redução de finos (perdas)

2 a 12%


PARÂMETROS QUALITATIVOS

Umidade

ajuste de 9 a 10%

PDI – Pellet Durability Index

Estabilização da dureza, promovendo a maciez

Índice de gelatinização do amido

Melhora de 14 a 26%

aW – Atividade de Água

Inferior a 0,65%



Mais Notícias