Por uma ave mais saudável

1498766142.jpg

01/06/2017 - O desempenho positivo no setor de avicultura depende muito da forma de cuidar e manejar os frangos. A alimentação é um dos fatores de maior importância na criação de poedeiras comerciais porque representa, aproximadamente, 70% do custo de produção da atividade. É também a principal responsável pelo desenvolvimento e produção das aves, o que interfere diretamente na rentabilidade da criação. Por isso é necessário ter acesso a rações de excelente qualidade, para se ter bons resultados reduzindo a pressão de todos os pontos críticos com um bom protocolo de biosseguridade global.

Mesmo com tantos avanços tecnológicos e com a modernização das indústrias, a carne de frango é passível de contaminação bacteriana que podem estar alojadas no trato intestinal das aves.  Estudos têm voltado os olhos para técnicas cada vez mais eficientes para o controle de bactérias em granjas e frigoríficos.

Um dos cuidados com a alimentação das aves é a adição de soluções que combatam a Salmonella. A BTA Aditivos, desenvolveu uma formulação otimizada de ácidos orgânicos com excelentes propriedades de ionização, anticorrosão e dispersão. A solução, chamada de Salmokill Powder é determinante para rações por sua elevada atividade higienizante, específica contra Salmonella e outras bactérias patogênicas como Escherichia coli e Clostridium perfringens.

O Salmokill Powder atua com dupla função, como antifúngico e antibacteriano reduzindo a incidência de enterobactérias em matérias-primas e rações, eliminando o risco de contaminações diretas ou cruzadas. A solução contém um excepcional efeito residual no trato intestinal dos animais permitindo a integridade e imunidade digestiva de forma otimizada. “O controle microbiológico, torna a ave mais sadia, resistente, menos suscetível a outras doenças possibilitando uma melhor conversão alimentar e retorno econômico global. Desta forma, matrizes e poedeiras permanecem produtivas por mais tempo pondo um ovo saudável e de qualidade”, destaca Luiz Antônio Schmidt, Técnico Comercial da BTA Aditivos.

Tecnologia em favor da segurança

O processo de formulação do Salmokill Powder conta com a tecnologia de microencapsulação, que é um empacotamento de materiais ativos em camadas poliméricas que liberam as propriedades em condições específicas. Neste caso, passa por um processo térmico com fitoquímicos naturais inócuos para a alimentação animal. A microencapsulação tem a vantagem de manter suas características até chegar ao intestino da ave sem alteração.

Outro grande benefício do produto é sua versatilidade, já que atua também na desinfecção de ambientes e equipamentos. Sua aplicação na versão em pó, pode ser feita em misturadores, resfriadores, elevadores, bem como em toda a fábrica em momento de pausa na produção. “Há muita contaminação cruzada nos frigoríficos que pode gerar bactérias. Ao invés de usar líquido em equipamento de ração, utiliza-se o pó para que não forme nenhum grumo e não se torne um vetor contrário”, explica Schmidt indicando que a aplicação do produto se estende também aos galpões onde as aves ficam alojadas. “A utilização do Salmokill Powder traz uma excelente resposta a quem busca resultados positivos, produtividade e longa vida às matrizes e poedeiras”, finaliza Schmidt.


Mais Notícias