Como a qualidade da ração influencia na beleza do pelo do seu pet
O pelo bonito de um pet vai muito além da beleza estética. A pelagem brilhante e sedosa é sinal de saúde.
Uma dieta saudável é uma das melhores formas de manter a pelagem do animal bonita e brilhante. Na ração encontram-se todos os nutrientes e vitaminas necessários à saúde do pet, o que refletirá em uma pelagem forte e reluzente.
O fornecimento adequado da dieta auxilia no desenvolvimento do pet, sendo importante considerar os níveis nutricionais de cada fase dele. Para que a ração seja considerada completa, ela precisa conter proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais distribuídos de maneira que atenda todos os níveis de garantia e auxilie na manutenção do pelo do animal. Normalmente, as rações que pertencem a categoria "premium", são os mais completos.
Tão importante quanto o fornecimento de uma alimentação equilibrada, é o fornecimento de água boa e fresca, para que o pet se mantenha hidratado. O consumo de água deve ocorrer de maneira voluntária, esse será um indicativo da qualidade da água fornecida. Esse item é ainda mais importante quando a dieta se embasa no alto consumo de ração seca, a qual disponibiliza pouca água junto com o alimento.
Quais os tipos de ração mais comuns?
Neste mercado amplo de ofertas, a variedade de alimento para pets aumenta a cada dia e pode provocar confusão para escolher o mais indicado. O importante é atentar-se para algumas características para poder atender a alimentação da melhor forma:
- Ração Seca: contém menos de 14% de umidade, por isso é de fácil armazenagem e conservação. É a mais indicada por ter boa aceitação de consumo, além de apresentar todos os nutrientes necessários. Auxilia no exercício da mastigação, colabora para que não haja engasgos ao deglutir e diminui o acúmulo de tártaro, pois age como uma escova de dente. Melhora o brilho e viço da pelagem.
- Ração Úmida: contém entre 14% e 34% de umidade. Possui alta palatabilidade e excelente aceitação para consumo. Pode ser encontrado de modo a atender todos os níveis nutricionais do animal, ou apenas como uma variação do alimento seco, sendo necessário intercalar os dois alimentos. Costuma ser oferecida como petisco para pets convalescentes, idosos ou com dificuldade na mastigação. Essa ração deve ser consumida em até 3 dias após aberta a embalagem, devido à baixa taxa de conservação
- Ração Congelada: é uma opção completa em nutrientes para alimentação diária. Este tipo de produto ainda é novo no mercado e a maioria das marcas ainda não produzem, além de ter um custo alto para quem quiser oferecer todos os dias ao pet.
- Petiscos: não são refeição, mas os bifinhos, cookies e outros atendem muito ao paladar do pet. São bem palatáveis e ajudam, inclusive, no adestramento ou como recompensa para boas atitudes.
Preço também significa qualidade
As opções mais comuns entre os fabricantes de rações para animais de companhia se diferem pela qualidade da proteína e a quantidade de nutrientes, que darão maior ou menor digestibilidade.
- Ração Econômica: é muito barata e feita a base de subprodutos de milho, soja, farelo de algodão. Não costuma ser balanceada e contém pouca qualidade proteica. Normalmente faz o pet comer mais e defecar em maior quantidade.
- Ração Standard: já possui uma qualidade melhor e mais confiável. É feita normalmente de ossos, farinha de carne, glúten de milho, gordura animal. Ainda assim, tem pouca digestibilidade e promove fezes aumentadas e com forte odor.
- Premium: é uma ração mais indicada com bom custo-benefício. A qualidade proteica é maior, assim como nutrientes e digestibilidade. As melhores marcas comercializadas no Brasil possuem essa classificação.
- Super Premium: tem ótima qualidade proteica e excelente digestibilidade o que contribui para a redução das fezes e do odor. Há menos ingestão de alimento e satisfação de forma mais rápida. Excelente para uma pelagem mais sedosa e brilhante.
Qualidade da proteína e quantidade de nutrientes influenciam no valor da ração para o pet
Rações para pets com características específicas
Não bastasse o preço e o tipo, é preciso ficar de olho em algumas particularidades como tamanho, idade ou condição de saúde do pet.
- Porte: variam de acordo com a raça, oscilando entre a mini, pequena, média, grande e até gigante. Contém nutrientes específicos baseados nas necessidades do tamanho do animal.
- Fases da vida: filhotes, adultos e senis. Em cada fase da vida, há uma necessidade de nutriente específica.
- Castrados: estes pets têm a função hormonal modificada, e apresentam aumento de apetite. As rações com essa especificidade são ricas em proteínas e fibras e menos calóricas.
- Raças específicas: algumas raças foram estudadas profundamente e desenvolvidas rações para atender a suplementação de alguns pets
- Linha veterinária: são as desenvolvidas para animais com diabetes, alergias, obesidade, cardíacos, problemas de pele. Apresenta uma dieta balanceada para cada condição.
Troca de marca ou sabor da ração
Especialistas indicam que se houver troca de ração é importante colocar apenas um quarto da ração nova misturada ao restante daquela que o animal já faz uso. Depois de dois dias a medida pode ser meio a meio, aumentando proporcionalmente a cada dois dias até que fique somente o novo sabor ou marca. Esta troca gradativa é importante para melhor aceitação do alimento e para que organismo de adapte também.
Outros fatores contribuem para uma pelagem saudável:
Banho
Banhos podem ser semanais, pois os animais possuem uma oleosidade natural na pele que os protege do frio e da umidade. Lavar o pet em excesso pode danificar essa camada que fica menos densa e pode ocasionar alergias e doenças.
Shampoos
Existem shampoos para diferentes tipos de pelos. E muita atenção: shampoos para humanos não são indicados para cães, pois pode causar alergias.
Escovação
Independentemente do banho, a escovação é fundamental para eliminar os pelos caídos e desfazer nós. Além disso, a escovação estimula a produção de óleos naturais que evitam a queda de pelos, deixando-os mais sedosos e brilhantes.
Pragas
Coceira em excesso pode ser sinal de pragas como pulgas e carrapatos, que se não forem cuidados podem causar doenças, causar irritação e ressecamento da pele e influenciar na queda de pelos.
Boa conservação da ração para manter a qualidade
Para que a ração se mantenha com qualidade, é necessária uma adequada conservação do alimento. O uso de antioxidantes é necessário para manter a integridade dos ingredientes. Além de contribuir positivamente para a conservação, os antioxidantes na ração impedem a oxidação dos óleos e vitaminas, garantem a ingestão de um alimento seguro, auxiliam na manutenção da saúde intestinal e consequentemente, permitem que o animal expresse todo o seu potencial genético. Quer entender mais sobre como oferecer uma ração de qualidade? Veja o texto sobre antioxidantes escrito pela pesquisadora da BTA Aditivos, Caroline Facchi.
Compartilhe:
Celice Tamanini - Jornalista com MBA em Marketing Digital.
Veja mais posts do autor