Passos fundamentais para garantir um manejo adequado dos ovos
O manejo de ovos férteis é uma das atividades mais importantes do setor avícola, pois irá determinar o desempenho dos pintos de um dia. O manejo adequado dos pintos no nascimento está diretamente relacionado com a qualidade do ovo incubado.
A incubação de ovos de matrizes pesadas vem aumentando a cada ano e tem merecido atenção especial em função do tamanho da cadeia de frangos de corte. Em 2020, foi registrado um aumento de 7,39% no número de matrizes de frango de corte em relação ao ano anterior. Estima-se que em 2022 o plantel de matrizes de frangos de corte supere os 57 milhões de cabeças, e a perspectiva de incubação de mais de 10 bilhões de ovos nesse ano.
O recebimento de ovos das granjas de matrizes em boas condições e o manejo na chegada ao incubatório fazem com que a qualidade do ovo seja favorável para a produção de pintos de um dia. Tanto as condições de biosseguridade na granja quanto no incubatório são essenciais para a sanidade dos ovos. Confira a seguir os principais cuidados no manejo para garantir a qualidade dos ovos já na entrada do incubatório.
Cuidados no manejo em pontos do incubatório para evitar a contaminação dos ovos
O número de ovos contaminados com microrganismos vindos das granjas de matrizes para o incubatório é um indicador de que poderá ocorrer problemas na incubação. Essa contaminação, pode ocorrer tanto pelo contato direto do ovo na superfície contaminada da cama, como na saída da cloaca, através do trato reprodutor da galinha, que pode estar com problemas como Pneumovirose, Bronquite Infecciosa das Galinhas, Pasteurelose, Colibacilose e Salmonelose. Por isso, o manejo dos ovos nas granjas é de extrema importância. Após a postura, os ovos estão propensos a contaminação por microrganismos do ambiente e de vetores que entram em contato direto com eles, como ninho, cama, equipamentos e mãos dos funcionários.
Nos ninhos, o cuidado no manejo também é fundamental para todo o processo, pois em ninhos limpos, desinfectados e com coletas frequentes a contaminação é menor. Esses ninhos devem ter boa ventilação, serem escuros e confortáveis, exclusivos para posturas e não serem utilizados como dormitório. No final do dia, os ninhos devem ser fechados para impedir que as aves permaneçam dentro deles, evitando assim, a contaminação da área com material fecal e posterior contaminação do ovo.
Os pintinhos saudáveis que nascem em um ambiente contaminado, apresentarão grande probabilidade de também se contaminarem. Desta forma, o seu desempenho no campo será prejudicado, havendo aumento de mortalidade, necessidade de medicação, menor desempenho zootécnico do lote e aumento de condenação no abate.
O transporte dos ovos da granja para o incubatório também deve ser observado, pois as estradas das granjas normalmente são isoladas, de chão batido e com muita poeira. Se os caminhões tiverem frestas, pode ocorrer a contaminação dos ovos. Por isso, a verificação da qualidade do baú de carregamento e a desinfecção devem ser constantes.
Ovos contaminados tendem a piorar e espalhar a contaminação no incubatório, pois terão temperatura e umidade favoráveis no período de incubação. O percentual de ovos contaminados está relacionado a qualidade de aumento da mortalidade inicial de até 7 dias de pintinhos no campo, e dos indicadores zootécnicos de lotes de frango de corte.
Importância da desinfecção de ovos incubáveis
Pensando em reduzir os microrganismos que contaminam a casca dos ovos após a postura, é necessário sanitizá-los antes de serem colocados na sala de ovos na temperatura de 18,2 °C a 21 °C e Umida Relativa de 72,8% a 76,8%. Esse manejo deve ser feito para evitar a penetração de microrganismos pelos poros dos ovos. Ovos muito contaminados perdem a capacidade de incubação, qualidade, crescimento e desempenho de pintos. Para evitar esses prejuízos zootécnicos e econômicos nos lotes de frangos de corte é preciso tomar alguns cuidados no processo de chegada de ovos ao incubatório:
- Instalação do arco de desinfecção
O arco de desinfecção, instalado na entrada do incubatório, tem como finalidade desinfetar os veículos que transportam ovos férteis. Compostos de amônio quaternário são os produtos mais indicados para desinfecção deste ambiente.
- Desinfecção adequada de caminhão de transporte de ovos
O caminhão de transporte dos ovos pode ser um ponto infectante ativo. É importante a limpeza e desinfecção com ativos de ação comprovada e com frequência, pelo menos, diária. Desinfetantes contendo compostos de amônio quaternário são indicados para a desinfecção dos caminhões.
- Aplicação na cabine do veículo
Deve-se passar ar comprimido para retirar a poeira e limpar com um pano umedecido com solução de desinfetante Dinamic Quat, diariamente. E, a cada 30 dias, fazer a limpeza completa utilizando Dynamic Air.
Limpeza no baú do caminhão
Após fazer a lavagem interna do baú com detergente Atopus Neutral 100, em solução a 1%, é importante a desinfecção com sistema de ar comprimido e a aplicação de Atopus Alkali 330 a 2%. Deixar agir por 15 minutos e remover o excesso com rodo. Aplicar Sani Pró após terminar o carregamento de ovos nas granjas.
Aplicação na sala de ovos
No final da classificação de ovos, é importante limpar toda a sujidade das mesas com pano umedecido em solução detergente alcalina, varrer o piso e recolher a sujidade. Após, efetuar a higienização da sala de ovos com um sistema de ar comprimido com suporte em solução alcalina forte. Atopus Alkali 340 a 1% é uma solução ideal para este objetivo, deixando agir por 15 minutos e removendo o excesso com rodo. Para finalizar, um pano umedecido com solução de Dynamic Quat pode ser passado nas mesas.
A limpeza completa da sala deve ser feita com aplicação de detergente, com gerador de espuma, nas paredes, tetos, ralos e equipamentos, uma vez por semana. Aplicar o detergente no piso e passar a enceradeira, enxaguar com água em seguida e aplicar desinfetante.
Desinfecção da plataforma de carregamento
Sempre que um novo carregamento de ovos chegar à granja é necessário lavar com solução desinfetante com pistola de ar comprimido com suporte para a solução desinfetante de Dynamic Quat em concentração de 0,5% a 1%.
Limpeza das docas
É necessária a limpeza completa das docas com aplicação de um detergente gerador de espuma e, em seguida, realizar o enxágue. Neste caso, é indicado o uso de Dynamic Quat em concentração de 0,5% a 1% para efetuar a desinfecção.
Limpeza da sala de higienização
As salas de higienização devem ser lavadas com água sob pressão, do tipo VAP, contendo um detergente. Para essa aplicação são recomendados Atopus Neutral 110 em concentração a 1% ou Atopus Alkali 330 a 2%, Atopus Alkali 340 a 2% e o desinfetante Dynamic Quat em concentração a 0,5% a 1%.
Caixas e bandejas plásticas de ovos das incubadoras.
A classificação das caixas plásticas deve ser feita pelo grau de sujidade (alta e baixa) e devem ser limpos da seguinte forma:
- Alto grau de sujidade: deixar de molho em caixas ou tanques com água e detergente Alkali 330 na concentração a 1%. Deixar agir de 5 a 10 minutos e fazer o enxágue com água sob pressão;
- Sem sujidade aderida: deixar as bandejas e caixas plásticas de ovos em imersão numa solução detergente de Atopus Alkali 340 na concentração de 2%, aguardando de 5 a 10 minutos para completa ação do detergente. Após, fazer enxágue com água sob pressão.
Os pintinhos saudáveis que nascerem em um ambiente contaminado por fungos e bactérias têm grande possibilidade de contaminação. Consequentemente, seu desempenho no campo será prejudicado e o lote terá menor desempenho zootécnico. Por esse motivo, a biosseguridade na entrada de ovos no incubatório deve ser bem avaliada e os procedimentos feitos de forma correta e com produtos adequados para garantir a saúde e o desempeho do lote.
Quer saber mais sobre manejo para garantir a biosseguridade na granja? Confira 7 dicas para realizar um programa de biosseguridade eficiente em incubatórios
Compartilhe:
Rafael Soares - Médico Veterinário, mestrando em Produção Animal.
Veja mais posts do autor