Porque investir no controle da qualidade para eficiência dos processos
A área de Controle da Qualidade com foco no Sistema de Gestão permite, por meio das pessoas, fortalecer os processos e a obtenção de produtos com a garantia da marca comercializada aos clientes.
A Gestão de Qualidade pode ser definida como uma medida adotada pelas empresas para estabelecer padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. O setor de Qualidade, que administra a Gestão da Qualidade, atua como um apoio para os demais setores da empresa, auxiliando sempre na busca pela satisfação do cliente, contribuindo na redução de custos por falhas e para o crescimento da competitividade da empresa. Para a eficiência dos processos, a área precisa lidar com alguns desafios na indústria, como por exemplo:
- Eliminar ou minimizar as não conformidades
- Manter a equipe motivada a cumprir os requisitos estabelecidos
- Fechar arestas na parte documental
- Sanar morosidades em relação ao procedimento de avaliação de fornecedores
- Manter um elo de confiança com todos os setores
Aprimoramento das técnicas
A área ou setor responsável pela Gestão da Qualidade atua no aprimoramento de processos de produção, na integração das áreas para a definição dos padrões dos produtos da empresa e atendimento às legislações e normas técnicas relacionadas às atividades da companhia. Todas as atividades planejadas e implementadas dentro da Qualidade fornecem a confiança de que um produto ou serviço atenderá aos requisitos definidos.
Uma forma importante de atender estes requisitos é a aplicação dos procedimentos de documentação para o controle dos processos, assegurando que estes sejam seguidos de acordo com as normas e especificações legais. Além disso, a área de controle da qualidade é responsável pela implantação e manutenção das melhorias contínuas e pela verificação do tratamento de não conformidades para que sejam efetivas.
Gestão da Qualidade contribui para o aprimoramento dos processos de produção
A Qualidade como padrão
O processo de produção deve ser acompanhado de perto pela área da Qualidade. Todos os itens que entram em contato com o produto ou que farão parte da formulação devem ser avaliados pela área.
Atentos a essas exigências, na BTA, as matérias-primas são liberadas para o setor de produção somente depois da aprovação técnica pela equipe de equipe de laboratório e Qualidade. A empresa conta com um processo produtivo de alta tecnologia e automação, permitindo total controle sobre as operações e a rastreabilidade do que foi produzido.
Todos os produtos são analisados em laboratório próprio, por profissionais capacitados, e liberados somente após a comprovação do atendimento às especificações. A melhoria contínua acontece em todos os processos através do acompanhamento e controle total, desde a chegada das matérias-primas e embalagens, até a comprovação da efetividade do produto em seus clientes, com a realização de análises laboratoriais e acompanhamento de qualidade em todos os pontos do processo. Assim, a empresa garante o padrão do produto e a rápida resposta aos clientes e fornecedores.
Caso haja alguma não conformidade, elas devem ser sempre documentadas e avaliadas para que não haja reincidência. Há um cuidado especial na fabricação dos produtos visando a satisfação do cliente, que é também a satisfação da empresa. O engajamento de todos nos procedimentos é o foco da BTA, visando processos bem estruturados e documentados para que tudo saia de acordo com o que foi estabelecido no planejamento de cada passo da produção.
Esse grau de exigência no processo de produção se estende aos fornecedores, para que todos atendam os padrões e requisitos regulatórios. Toda cadeia envolvida precisa estar em conformidade, caso contrário um processo pode prejudicar o desempenho e quebrar o ciclo de qualidade.
A área de Controle da Qualidade é responsável também pelas Boas Práticas de Fabricação. Entenda neste artigo como a rastreabilidade é uma ferramenta para a melhoria contínua de uma empresa e como ela impacta nas BPF.
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Celice Tamanini - Jornalista com MBA em Marketing Digital.
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