Você sabe o que faz um Zootecnista?
No dia deste profissional tão importante para o agronegócio saiba um pouco do dia a dia e o que faz um zootecnista
Muitos ainda confundem a atividade do zootecnista e do médico veterinário. Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista não pode ser comparada com a de um médico veterinário. O segundo atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal e trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação deles.
Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, como por exemplo, para produção de mais leite ou para ter uma carne com mais ou menos gordura e cuidar do aumento da produtividade de derivados de animais, como leite e ovos.
Todos os produtos de origem animal têm a qualidade proporcionada pelo zootecnista, que é responsável pelo tratamento dos animais envolvidos naquele determinado processo. Até a ração de animais de estimação passaram pelas mãos deste profissional.
Quem deseja seguir a carreira de zootecnia deve, acima de tudo, gostar muito de animais. Afinal, o bem-estar deles está em primeiro lugar. Mesmo na hora do abate, o zootecnista procura a forma que minimize o sofrimento do animal, e que também não prejudique a qualidade da carne.
Quem deseja ser um zootecnista precisa, acima de tudo, gostar muito de animais
O perfil de um zootecnista
Este profissional pode trabalhar em diversos setores da indústria animal. Pode ir para o campo levar conhecimento ao produtor rural e estar em contato direto com os animais ou trabalhar em um escritório formulando e gerenciando a produção de rações.
O zootecnista também pode trabalhar com:
- Criação de animais de esporte, lazer e companhia, como cavalos, cães e gatos
- A indústria que envolve a produção de alimentos e medicamentos
- Frigoríficos, fábricas de laticínios e derivados de animais como couro, leite, mel, entre outros
Essa área abrange tudo para que os animais se mantenham saudáveis, com uma dieta balanceada e instalações adequadas – diminuindo assim o estresse dos animais e o surgimento de doenças.Outra atuação envolve a economia de mercado, em que o zootecnista precisa conhecer sobre o mercado agropecuário, cotação de produtos agrícolas e bolsa de valores.
O curso de zootecnia
O curso de Zootecnia dura 5 anos e segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram durante a faculdade são:
- Bioquímica
- Nutrição Animal
- Ciências do Solo e Forragicultura
- Biologia Molecular e Melhoramento Genético Animal
- Produção Animal em Culturas Zootécnicas
- Biotecnologias Aplicadas no Sistema de Produção
- Sustentabilidade Ambiental
- Tecnologia e Biossegurança dos Produtos de Origem Animal
- Gestão em Agronegócio
- Estatística e bioestatística
- Sociologia e Extensão Rural
- Criação e Preservação de Animais Silvestres
- Criação de Animais de Companhia, Lazer e Esportes
- Ética e Meio Ambiente
Mitos e Verdades
É comum o zootecnista se deparar com algumas teorias que nem sempre são verdadeiras ou questionamentos a respeito da atuação no campo, ou mesmo relacionado ao bem-estar e a alimentação dos animais. Veja abaixo alguns desses mitos e verdades:
“Os frangos comem hormônios”
MITO
Os nutricionistas elaboram rações para que os frangos tenham todos os nutrientes necessários para seu rápido crescimento. Sem utilização de hormônios. Os frangos crescem mais rápido em razão do melhoramento genético que vem sendo feito há décadas. Não se deixe enganar por informações sem procedência, procure fontes confiáveis para estudar sobre o assunto.
“Melhoramento genético é a mesma coisa que transgênico”
MITO
O melhoramento genético é feito por meio de seleção de animais e cálculos estatísticos que permitem que os filhos sejam melhores do que os pais. Enquanto a transgenia envolve a manipulação de genes nos cromossomos dos animais.
“Zootecnia e Veterinária são praticamente a mesma coisa”
MITO
Elas são parecidas só pelo contato com os animais que os profissionais têm.
A Medicina Veterinária cuida da saúde dos animais, receitando medicamentos, cuidando da sanidade, fazendo cirurgias e tudo mais.
A Zootecnia foca na criação de animais. Ela se preocupa com a qualidade do produto e com a produtividade dos animais, sem deixar de lado o bem-estar durante toda a cadeia produtiva.
“A atuação do zootecnista interfere na economia do país e do mundo”
VERDADE
Com a melhoria dos produtos de origem animal feitos no Brasil, o país não precisa importar mais tanta coisa e pode aproveitar o que já é produzido em casa. Isso faz com o que a verba que seria para importações desses produtos possa ser investida em produtores locais, fortalecendo a economia e a produção brasileira. Além disso, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e um dos maiores exportadores de carne bovina e suína.
Veja neste artigo quais as diferentes atividades em que um médico veterinário pode atuar.
Compartilhe:
Celice Tamanini - Jornalista com MBA em Marketing Digital.
Veja mais posts do autor